A prisão de um indivíduo flagrado com um busto furtado reacendeu o alerta sobre crimes contra o patrimônio histórico e cultural de Barreiras. O objeto foi identificado como proveniente do Cemitério São João Batista, localizado no centro da cidade, e foi recuperado durante uma ação da Guarda Civil Municipal.
O suspeito foi encontrado na Praça São João Batista e os objetos estavam em uma casa abandonada na rua Silva Jardim, nas proximidades da ponte de cimento da BR-135, área do Centro Histórico. No local, além do busto, os agentes apreenderam um compressor odontológico, cuja origem ainda não foi identificada, e uma bicicleta que pode ser produto de furto.
O caso ganha ainda mais relevância diante do furto recente do busto da Praça Dr. Augusto César Torres, um dos principais cartões-postais de Barreiras e espaço simbólico para a memória histórica do município. Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira, há a possibilidade de o mesmo indivíduo estar envolvido no desaparecimento da estátua localizada na praça que leva o nome do médico e político que marcou a história local.
A suspeita reforça a preocupação das autoridades com a recorrência de furtos de peças históricas e artísticas em áreas públicas da cidade. O homem foi conduzido e apresentado à autoridade policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
As investigações seguem em andamento para esclarecer a procedência do compressor odontológico, confirmar a origem da bicicleta apreendida e apurar a possível ligação do suspeito com outros furtos registrados recentemente no Centro Histórico de Barreiras.













